sexta-feira, abril 10, 2015


10 Dicas surpreendentes pra começar seu jardim

0
Não tem jardim? Então veja essa ideias geniais para ficar com vontade de fazer um canteiro na sua varanda.

#1- Plante nas Frutas

Isso mesmo! Você não leu errado, plantar sementes nas cascas de frutas cítricas é uma ótima forma de garantir a nutrição das mudas com a própria compostagem (decomposição) da fruta, além de ficar lindo! Lembre-se de fazer um furo no fundo para drenagem.
planta1

#2 – Use Filtros de Café como tela de proteção

Coloque filtros de café (melhor ainda se forem usados) no fundo dos vasos. Ele vai tampar o furo de drenagem, mas vai continuar permitindo a saída da água, evitando que a terra escoe com a água e suje o quintal.
planta2

#3 – Comece a plantação no Ovo

Além de ser uma coisinha linda para a decoração, esses “vasinhos” de casca de ovo natural são ótimas fontes de cálcio para as mudas e podem depois ser enterradas para continuar a plantação no jardim ou em um canteiro maior.
huerto

#4 – Replante as Rosas

Não é porque a flor murchou que a beleza acabou. Se você teve a sorte de ganhar um buquê, replante! Uma forma para replantar rosas é enxertá-las em batatas. Separe o caule da flor e espete as pontas inferiores dele em uma batata pequena. Plante/enterre a batata. O caule acabará desenvolvendo raízes novamente com a umidade do tubérculo.
planta4

#5 – Plante com Refil

Para não precisar refazer a jardinagem, plante as sementes/mudas dentro de potes e coloque esses potes como “refil” dentro de outros, enterrados. Assim, você pode apenas retirar e/ou substituir o vaso plantado, quando necessário.
lam-vuon-1

#6 – Belisque a Erva

Não, não estamos fazendo apologia ao uso de drogas. Essa é apenas uma dica para estimular o crescimento das suas ervas e temperos. Beliscar (suavemente) a parte de cima das folhas, principalmente do manjericão, faz a planta reagir com um instinto natural, fazendo com que cresça para se proteger.
planta6

#7 – Mini Estufa

Garrafas pet são ótimas estufas caseiras que podem estimular o crescimento da sua hortinha em casa e fazer as folhas ficarem mais verdinhas. Corte o topo da garrafa (preservando 3/4 da parte inferior garrafa) e use um pires de apoio.
e051c94c8b68bffec1a722caf7402c61

#8 – Plante na Rolha

Outra ideia linda de decoração que faz muito bem para as plantinhas, especialmente da espécie “Suculenta”. Para quem não sabia, a rolha comum é feita com uma “casca” de árvore. 
diy-ideas-upcycle-that
Dica: cole um ímã e use os vasinhos como enfeites de geladeira!

#9 – Canteiro de Tijolos

Para quem não tem uma área própria para plantio, mas tem um terreno plano, uma boa sugestão é montar um canteiro com tijolos, ou melhor ainda se usar blocos como a imagem abaixo sugere. Assim, você pode dividir em “seções”  as espécies que serão plantadas. Basta apoiá-los em pé, com os furos voltados para cima e encher os espaços com terra.
planta9

#10 – Adube com Cálcio

O solo absorve muito mais cálcio das cascas de ovo se elas forem moídas. Bata batê-las no liquidificador e jogar na terra.
IMG_0661

0 comentários: