sábado, fevereiro 25, 2017


Leite Condensado Cozido

0

Esses dias precisei de Doce de Leite e aqui em casa não tinha. Então fui no trucão: Cozinhei uma lata de leite condensado e ficou ótimo,  fora que uma lata de Doce de Leite é quase o dobro do preço do leite condensado. Clica aí para ver como eu fiz:


Modo de Fazer
A primeira coisa a fazer é lavar a lata de leite condensado e retirar o rótulo de papel se tiver. Coloque na panela de pressão, cubra com água e feche. Leve a panela ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar.
Para o ponto do doce da foto, eu deixei 35 minutos depois que a válvula começou a chiar. Esse ponto é ideal para recheios.
Se você quiser um ponto mais firme deixe uns 45 minutos e para o ponto de corte você vai deixar cerca de 1 hora.
Depois deste tempo, retire a panela do fogo, tire a pressão (eu deixo embaixo da torneira). Só depois é que se pode abrir. Retire as latas com muito cuidado e deixe esfriar. Agora uma coisa super importante: NUNCA ABRA A LATA ENQUANTO ESTIVER QUENTE. Isto pode causar um acidente, pois a lata pode explodir. Então deixe a lata quente embaixo da torneira ou coloque em um recipiente e cubra com água fria para esfriar. Quando você pegar na lata e ela estiver fria, pode abrir.
Dicas:
  1. Cozinhe várias latas ao mesmo tempo, assim você economiza gás e tempo.
  2. Pode guardar as latas cozidas na despensa, para usar depois.
  3. Mais uma vez vou repetir NUNCA ABRA A LATA AINDA QUENTE.
  4. Dá para fazer em uma panela comum, sem pressão, mas vai demorar umas 2 horas e meia para ficar pronto. 

0 comentários: